top of page

Saiba qual o seu fototipo!


Quando vamos à praia ou à piscina, muitas vezes selecionamos nosso protetor solar apenas nos baseando em nosso tipo de pele ou na nossa sensibilidade ao sol. Esse hábito muitas vezes é fundamentado na observação da publicidade ou recomendações gerais, destinadas a fornecer uma orientação genérica para a comunicação de massa, porém hoje é possível uma orientação personalizada. Na exposição solar devemos considerar essencialmente quatro fatores:

- a sua sensibilidade à radiação solar;

- sua idade;

- o índice UV previsto para a área geográfica onde ocorrerá a exposição;

- o tempo de exposição previsto.

De acordo principalmente com nossa herança genética, temos uma resistência maior ou menor à exposição à radiação solar e, consequentemente, na resposta que apresentamos ao sol. Assim, quanto mais escura a pele, maior a quantidade de energia necessária para provocar uma vermelhidão, e também, à medida que envelhecemos, nossa habilidade em resistir aos efeitos ruins da radiação solar diminui.

Usualmente, considera-se que ao longo do dia a quantidade total de radiação é equivalente a 3 horas de exposição ao máximo. Independentemente da necessidade de reaplicação (que deve ser realizada a cada 2 horas em média principalmente devido à transpiração), o protetor solar deve ser adequado à necessidade e é possível estimar a fotoproteção necessária para se proteger.

Identifique abaixo o seu fototipo:

FOTOTIPO I: Cabelo ruivo; pele creme; muitas sardas; vermelhidão constante; não bronzeia

FOTOTIPO II: Cabelo loiro; pele clara; sardas; vermelhidão constante; bronzeamento muito leve

FOTOTIPO II

FOTOTIPO III a) e b): Cabelo loiro escuro ou castanho claro; pele clara; algumas sardas; vermelhidão frequente; bronzeamento leve a escuro

FOTOTIPO IV: Cabelo castanho; pele média; não tem sardas; vermelhidão raramente; bronzeamento escuro

FOTOTIPO V: Cabelo castanho escuro; pele média; não tem sardas; vermelhidão excepcional; bronzeamento muito escuro

Ao identificar seu fototipo, é mais fácil saber qual o melhor fator do seu protetor solar na hora de usá-lo, seja na praia, no campo ou na cidade!

Referência: Livro "Pele - do nascimento à Maturidade" da doutora Harris

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page