Antidrepressivos na gestação: efeitos sobre a reprodução




Muito se questiona sobre se o uso de métodos alternativos aos ensaios em animais pode oferecer segurança ao consumidor. Quando se trata de cosméticos, não há duvidas de que os métodos de que dispomos hoje ofereçam até mais segurança que os arcaicos métodos em animais. Mas, e quanto aos medicamentos?

Pois com os desenvolvimentos já feitos, eu diria que o mesmo pode ser inferido. As dúvidas reais e legítimas sobre segurança dificilmente podem ser respondidas com ensaios em animais, mas as novas abordagens considerando os eventos-chave (Key events), a rota do evento adverso (Adverse Outcome Pathway) e o desenvolvimento de culturas tridimensionais e miniórgãos com células humanas in vitro são os melhores aliados para sanar as dúvidas.

Um excelente exemplo está no desenvolvimento de minicérebros in vitro para o estudo de efeitos sobre o neurodesenvolvimento, permitindo que se estude e conheça de uma forma bastante precisa quais eventos moleculares estão envolvidos na manifestação de diferentes patologias.

Um estudo recentemente publicado pela equipe do Center for Alternatives to Animal Testing (CAAT), Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, por exemplo, mostra que o uso de antidepressivos que atuem sobre o sistema de recaptação de serotonina, frequentemente prescritos para gestantes com depressão, podem induzir alteração no desenvolvimento de seus filhos.



FONTE: Zhong X, Harris G, Smirnova L, Zufferey V, Sá RCS, Baldino Russo F, Baleeiro Beltrao Braga PC, Chesnut M, Zurich MG, Hogberg HT, Hartung T and Pamies D (2020) Antidepressant Paroxetine Exerts Developmental Neurotoxicity in an iPSC-Derived 3D Human Brain Model. Front. Cell. Neurosci. 14:25. doi: 10.3389/fncel.2020.00025


IMAGEM: A*STAR’s Genome Institute of Singapore

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

+55 (11) 3129-5398

Acompanhe-nos!

  • YouTube Instituto Harris
  • Facebook Instituto Harris
  • Instagram Instituto Harris
  • E-mail Instituto Harris
  • LinkedIn Instituto Harris
  • Twitter Instituto Harris

Única empresa no Brasil especializada na avaliação de segurança de ingredientes e produtos cosméticos sem o uso de animais.