Público Alvo
Profissionais químicos, farmacêuticos e áreas da saúde, envolvidos com o desenvolvimento e produção de cosméticos.
Programação
Dia 07 de dezembro de 2015
Das 09:00 às 18:00 horas
Vagas
Turmas limitadas a 24 alunos
Investimento
R$ 750,00 parcelado em 3 vezes no cartão de crédito sem juros
Desconto para pagamento a vista
Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-SP: 50% de desconto
incluso: Dois coffee-breaks, apostila e certificado
Local
Instituto Harris
Av Comendador Bonfiglioli, 587 - sobreloja
Jardim Bonfiglioli, São Paulo (Próximo à USP)
(há diversas opções de estacionamento próximos ao local)
RDC 48/2013
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE COSMÉTICOS
O Instituto Harris realiza treinamentos focados na área de segurança do consumidor e qualidade, por entender que essas áreas de conhecimento estão intrinsecamente relacionadas, não podendo uma existir sem a outra. Os treinamentos são direcionados a temáticas específicas baseando-se em estudos de caso e abordagem de aspectos particulares de cada situação, estimulando a observação crítica no desempenho profissional.
Movido pela grande difusão de informações na mídia, há um crescente questionamento por parte de consumidores e entidades representativas da sociedade, envolvendo temas relacionados aos impactos na saúde da população. Nesse aspecto, a confiabilidade do consumidor e valorização da marca, que se traduzem na fidelização do consumidor são frutos diretos da contínua qualidade dos produtos oferecidos. Contudo, esse resultado somente pode ser alcançado com a atuação dentro de parâmetros adequados de planejamento, trabalho e controle.
Esse programa tem como objetivo principal apresentar e discutir os princípios básicos das BPF focadas na produção de cosméticos.
Para qualquer profissional atuante na indústria cosmética, seja na área de desenvolvimento, manipulação ou controle de qualidade, é essencial conhecer os requisitos e características da resolução RDC 48/2013 e da norma ISO 22716, compreendendo o papel e inter-relações entre os diferentes atores envolvidos, especialmente a nova visão dos setores envolvidos no Controle e Garantia da Qualidade que as recentes regulamentações trazem.
Conteúdo
-
Apresentação comparativa entre as Normas ISO 22716, BPF de cosméticos, BPF de Matérias-primas e a norma ISO 9000
-
Pontos importantes referentes á organização
-
O processo e seus controles
-
Visão global do produto e definição de plano mestre de validação
Docente
Maria Inês Harris
Química, com Doutorado em Química Orgânica e Pós-Doutorado em Toxicologia Celular e Molecular de Radicais Livres (UNICAMP) e em lesões de Ácidos Nucleicos (CNRS-Grenoble, França). Certificada no curso "Safety Assessment of Cosmetics in the EU" pela Universidade de Bruxelas, Bélgica. Sólida experiência avaliações de segurança e eficácia de matérias-primas e produtos acabados, GMP, GLP, ensaios toxicológicos in vitro com culturas celulares e pesquisas clínicas.