top of page

Microbeads: Pequenos plásticos, grandes consequências

Os microbeads são minúsculas partículas de plástico sólido, fabricadas com menos de cinco milímetros de dimensão. Eles são frequentemente feitos de Polietileno, mas também podem ser encontrados microbeds de polipropileno e poliestireno. No rótulo dos produtos cosméticos você pode facilmente identifica-los como POLYETHILENE, POLYPROPILENE , POLYESTIRENE, MMA e NYLON-12.

Estão presentes em diversos produtos cosméticos comuns, como os esfoliantes corporais, cremes dentais, etc

Por serem tão pequenos, os microbeads acabam passando pelos filtros e até mesmo pelas estações de tratamento de esgotos, chegando por fim nos rios e oceanos e resultando em grandes consequências.

Além da poluição da água, já que são feitos de plástico e sua decomposição é demasiadamente lenta; os animais acabam absorvendo ou ingerindo estes micro plásticos.

De acordo com a pesquisadora Rochman, os microbeads agem como esponjas na água, concentrando as toxinas ao redor dele, como pesticidas por exemplo. Centenas de espécies, incluindo peixes e plâncton, os ingerem, o que significa que essas toxinas podem subir de nível na cadeia trófica, acabando na nossa comida.

Mas por que as indústrias optam por usa-los em seus produtos?

Além de serem mais baratos que os esfoliantes naturais, promovem uma esfoliação mais suave, o que foi por muito tempo considerado uma vantagem pela indústria, pois permite um uso com maior frequência, aumentando portanto o consumo.

Algumas empresas já estão substituindo os microbeads por esfoliantes naturais, como sal marinho, açúcar, sementes moídas, café, fibras e outros materiais, que além de serem eficazes para esfoliação da pele, também ajudam a preservar o meio ambiente.

Substitua você também!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page