top of page

Brinquedos perigosos

O post de uma mãe nas redes sociais, sobre a intoxicação da filha com um composto da massa de brincar conhecida como “slime”, deixou em alerta os pais de todo o Brasil. A goma, que a própria menina – assim como outras crianças - produzia em casa, continha bórax, ou borato de sódio. Já em 2002, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu um brinquedo chamado "Meleca Louca" por causa da presença do bórax. Ainda assim, 17 anos depois, a substância tem sido vendida e usada para preparo caseiro.

O uso do bórax não é permitido justamente pelo risco de ocorrerem reações de intoxicação aguda. O emprego do ingrediente é regulamentado apenas para a produção de fertilizantes, produtos de limpeza e medicamentos.

O contato com uma grande quantidade ou por tempo prolongado com o bórax – mineral alcalino derivado da mistura de um sal hidratado de sódio e ácido bórico – pode causar intoxicação, com sintomas como náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, cianose, queda de pressão, perda da consciência, choque cardiovascular e até a morte. Tais intoxicações já estão bem documentadas em estudos científicos.

Além do bórax, outros materiais com os quais as crianças, eventualmente, têm contato – em brincadeiras e nos trabalhos escolares – podem causar sintomas, mesmo quando descritos como “atóxicos”. São os casos da cola, do bicarbonato de sódio e de alguns tipos de pigmentos.

Esses itens podem no máximo ter um contato rápido e de baixo volume com a pele, sobretudo no caso dos pequenos.

Se cair um pouco no dedo ou na roupa, de vez em quando, não há grandes riscos, porém se a quantidade da substância administrada for excessiva e a criança brincar ou mexer com ela por horas ou com frequência, pode haver intoxicação.

Os pais precisam ficar atentos e, em caso de dúvida, a melhor escolha é evitar o preparo de slimes caseiros com quaisquer substâncias químicas. As crianças podem manipular os slimes e tocar olhos, boca, nariz. Simplesmente não é adequado.

Em caso de emergências ou dúvidas, acesse http://portal.anvisa.gov.br/disqueintoxicacao.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page