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Franquias: segmento em crescimento

07/11/2016 | 

O Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e com patrocínio do Banco Bradesco, acaba de lançar o 4º volume da série “Internacionalização das Franquias Brasileiras”. 

Realizado a cada dois anos desde 2010, a série vem explorando diversos temas relacionados à internacionalização das redes de franquias não só brasileiras como estrangeiras que atuam no Brasil, disponibilizando informações e dados sobre como está sendo essa trajetória, as motivações, barreiras e desafios enfrentados ao longo dos anos.

Edições anteriores:

Em 2010, o tema estudado foi “A Internacionalização das Franquias Brasileiras”. Em 2012, “Aspectos Mercadológicos e Estratégicos da Internacionalização das Franquias Brasileiras”. Em 2014, “Estágios da Internacionalização das Franquias Brasileiras”.

O mais recente, “Global Mindset na Internacionalização das Franquias Brasileiras”, traz em seu conteúdo parte da missão da própria ABF como entidade que representa oficialmente o sistema de franquias no País. Ao levar até o leitor informações qualificadas a respeito desse processo, a Associação atua com o propósito de fazer as redes buscarem se expandir   internacionalmente. Tudo isso, em parceria com a ESPM para complementar o trabalho por meio de sua área de Business Intelligence.

O estudo foi desenvolvido entre abril e outubro de 2016, e está dividido em seis itens principais, entre eles: aspectos associados à pesquisa com sua metodologia e evolução dos estudos anteriores; uma visão mais conceitual sobre modos de governança, motivações, barreiras e global mindset de empresas nos processos de internacionalização; resultados dos estudos; e também algumas recomendações aos gestores.

Apresentando uma leitura clara e objetiva, ao final do livro, vemos que mesmo com o agravamento da crise econômica no País, a força no segmento de franquias no Brasil continua apresentando crescimento, tanto em faturamento quanto em unidades. Assim, as recomendações visam incentivar mais empresas a se internacionalizarem e a desenvolver seu global mindset, pois fica clara a diferença da global mindset entre empresas estrangeiras e brasileiras, mesmo as internacionalizadas.

Uma ótima leitura que pode ser baixada clicando abaixo:

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